publicidade
Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em 1912, em Exu, Pernambuco, foi um compositor e cantor brasileiro. Conhecido como o Rei do Baião, foi considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira e exerceu grande influência na valorização da cultura nordestina em todo o país.
O seu pai, mestre Januário, era conhecido na região como o “sanfoneiro de oito baixos”. Ao lado dos seus sete irmãos, o cantor trabalhou desde muito cedo, mas gostava mesmo era de escutar o pai tocar sanfona.
Luiz Gonzaga deixou o Exército em 1939 e resolveu retornar a Pernambuco. Depois de nove anos longe de casa, já era hora de dar notícias à família.
Mas, no Rio de Janeiro, enquanto aguardava o navio para o Nordeste, o cantor foi aconselhado por um soldado a ganhar dinheiro como músico.
Depois de um tempo no Rio, começou a ser convidado para fazer shows em alguns cabarés da Lapa. Naquela época, o seu repertório seguia o gosto do público: tango, bolero, valsas. E foi com um desses ritmos que Luiz Gonzaga participou do seu primeiro programa de calouros no rádio, sob o comando de Ari Barroso e Silvino Neto.